Modelos de cor

 Existem diferentes modelos de cor o RGB , o CMYK e o HSV.


  • RGB

          RGB é a abreviatura de um sistema de cores aditivas em que o vermelho, o verde e o azul são combinados de várias formas de modo a reproduzir um largo espectro cromático. O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, retroprojetores, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas.









  • CMYK


          CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por ciano , magenta , amarelo e preto black. O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as colorações que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.








  • HSV
        HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue, saturation e value. O HSV também é conhecido como HSB. Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros: Matiz, saturação e valor. A matiz, verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%. A saturação, também chamado de «pureza». Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais «pura» é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%. O valor, define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.









Comentários